quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Tecnologias Midiáticas e a Educação

A inserção das tecnologias midiáticas deve ser mediada e refletida na sociedade em seus diversos setores, a cerca do uso,função e necessidade para o desenvolvimento humano e consequentemente da própria sociedade. Essas mídias devem ser vistas como importantes ferramentas para uso educacional, perdendo assim o foco como algo que atrapalhe o raciocínio da criança, sendo algo que venha somar, estimulando as diversas leituras existentes, tais como , as de imagens, áudio, escrita que são interpretadas para seu entendimento. Por tanto os estudos através de mídias são riquíssimos desde que bem planejadas, com objetivos bem definidos a fim de que o aluno elabore conceitos a partir da mediação aplicada.

O plano deve abordar atividades que estimulem a pesquisa, como por exemplo sobre quem constrói textos e os posta na rede, quais os motivos que o levou a escrever. As categorias destes textos, suas classificações, além dos fatores tecnológicos que abrangem diversas maneiras de estudos, não somente as questões técnicas que envolvem, mas a conscientização do usuário sobre o que pode ser feito com as tecnologias midiáticas.

Um ponto importante a ser ressaltado é a problematização a cerca das leituras de mundo que ampliam a realidade de muitos alunos e também de educadores.

É considerável o fator resistência dos professores em desenvolver aulas que envolvam mídias, poderia citar vários fatores que levam a esta realidade, porém, o que vale ressaltar é que os educadores devem rever essa importante questão nas escolas, pois se faz necessário que ao adentrar os portões os alunos não se sintam no século passado.


Curso Proinfo
Cursistas: Alessandra Brandel, Alessandra da Silva, Nágela Tatiane Vieira.

Referência:
PEREIRA, Silvio da Costa. Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Midia-Educação no Contexto Escolar: mapeamento critico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis.2ªed.Brasília,2010.p200.

Nenhum comentário:

Postar um comentário